“Luxemburgo e a lusofonia: o apelo da proximidade”

Animador e produtor de rádio, ator e formador, diplomado em Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade pela EPCE do Porto.

É portuense e teve a sua estreia no mundo das artes, através do teatro. Do seu curriculum destacam-se 15 anos de ligação a várias rádios portuguesas, entre as quais, a Rádio Lidador, a Rádio Onda Viva, a Rádio Mar, a Rádio 5, a TOP FM, como locutor e repórter.

Foi uma das vozes do “Desporto 2” da RTP onde apresentou magazines de diferentes modalidades desportivas. Em 2013 foi apresentador de um programa na área da Sexologia Clínica na MVM e, em 2014, do magazine “Maia – Cidade Europeia do Desporto 2014” no Porto Canal.

Escreveu dezenas de crónicas para imprensa, ligadas aos media e artes performativas, entre outros para o grupo editorial Zenelly Publishing.

A sua voz está associada a várias marcas multinacionais sendo, por exemplo, a voz do Turismo da Extremadura (Espanha) para o mercado português.

No último ano conduziu os dois prime times da Radio Latina, no Luxemburgo, apresentando e produzindo os programas “Regresso a Casa” (17h/20h) e  “Café da Manhã” (6h/10h). Foi também responsável pelo programa de dance music semanal “Latina Dance”, assim como pela apresentação de vários programas especiais realizados ao vivo.

Atualmente é repórter do magazine televisivo “Hora dos Portugueses”, no Luxemburgo, emitido diariamente na RTP Internacional e RTP Açores. Conduz, também no Grão-Ducado, o único programa em português da Radio ARA: o talk show “A Raiz das Emoções”, com o psicólogo clínico e da saúde Bruno Filipe Silva.

É consultor criativo da Antena Mais, um novo órgão de comunicação social digital luxemburguês, em língua portuguesa, cujo lançamento terá lugar em dezembro de 2019.

Marco António Ribeiro