Oradores

“Está a internet a reinventar a rádio?”

“A rádio persiste e continua a ser um dos meios de comunicação social com mais audiência e com mais alta taxa de penetração no mercado.

A rádio, que tem sido ameaçada de extinção sempre que surge uma nova inovação tecnológica, está mais viva que nunca. E, é a tecnologia, a grande responsável pelo crescimento do número de ouvintes que tem acontecido nos últimos tempos.”

Jorge Esparteiro Garcia

Coordenador da Pós-Graduação em Marketing Digital e E-Business do IPVC


 

“Fake News ou velhas mentiras?”

Representante da Rádio Bandeirantes no projeto “Comprova”, coalizão de verificação de rumores e informações, que reúne as principais emissoras de rádio e televisão e os principais jornais e sites do Brasil.

O objetivo do Comprova é identificar e enfraquecer as sofisticadas técnicas de manipulação e disseminação de conteúdo enganoso que vemos surgir em sites, aplicativos de mensagens e redes sociais.

Agostinho Teixeira


“O som é a sua marca”

Doutor em Ciências da Informação, Manuel José Serra da Fonseca nasceu em Lisboa em 1971. Desempenhou atividades profissionais como técnico de comunicação de marketing e professor do ensino superior. Atualmente, é Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Coordenador do Mestrado em Marketing da Escola Superior de Ciências Empresariais.

Investigador na UNIAG (Unidade de Pesquisa em Gestão Aplicada, desde 2014), participou de 3 projetos nacionais de pesquisa e desenvolvimento e supervisionou cerca de 40 trabalhos finais de licenciatura e mestrado, nas áreas de Ciências da Comunicação e Ciências Empresariais. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, capítulos de livros e atas e tem várias comunicações em conferências científicas nacionais e internacionais. No âmbito da produção científica colabora ainda como revisor em várias revistas.

Manuel Fonseca


“PodCast”

Podcaster e promotor de podcasts portugueses. Tem histórias para contar sobre design, criatividade, fotografia, associativismo, instituições europeias, e café.

Márcio Barcelos


“Rádios temáticas: modelos de sucesso.”

Jorge Guimarães Silva é licenciado em Música variante Produção e Tecnologias da Música, pela ESMAE (IPP), e cursou o segundo ano do Mestrado em História Contemporânea na FLUP. Possui, também, o curso profissional de Jornalismo Digital. É colaborador da TSF-Rádio Notícias desde 1997. Escreve artigos sobre história da rádio e do áudio na “QSP – Revista de Rádio e Comunicações”. Colabora voluntariamente com a Rádio Manobras, como responsável técnico. É, também, professor no Instituto Profissional de Tecnologias Avançadas. Foi responsável pelo estúdio áudio do ISLA – Gaia e tem dado formação certificada na área da sonoplastia, radiodifusão e história

Jorge Guimarães Silva


“Direitos Conexos. Pagar ou receber, eis a questão.”

Licenciatura em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa.

Advogado da Sociedade Portuguesa de Autores de Dezembro de 1987 até Abril de 2015 e, nessa qualidade, interveniente em centenas de processos relacionados com Direito de Autor.

De Janeiro de 1997 até Junho de 2007 assessor da Administração da SPA, com pelouros executivos de Administração dos sectores de execução pública, fiscalização e contencioso. De 1999 a 2003, também responsável do sector de grandes direitos. De Julho de 2011 até Outubro de 2014 coordenador executivo do departamento de execução pública.

De Janeiro de 2001 até Setembro de 2003 responsável executivo pelos departamentos de recursos humanos, serviços gerais, gestão de frota e aprovisionamento.

Interveniente em dezenas de reuniões (congressos e seminários) nacionais e internacionais quer como orador, quer como assistente, relacionados com Direito de Autor.

Regente da cadeira “Problemática dos Direitos de Autoria” do IADE, nos anos lectivos 1994/95; 1995/96 e 1996/97.

Co-Regente da cadeira de Direito de Autor nos anos lectivos 1998/99 e 1999/00 do MBA Europeu em Audiovisual e Multimédia promovido pelo Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Universidade Nova de Lisboa.

Interveniente, como consultor, em várias comissões da Assembleia da República que visaram a transposição de Directivas Comunitárias relacionadas com matérias respeitantes a Direitos de Autor.

Autor da compilação, prefácio, organização e notas de um Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e legislação complementar, editado pela Sociedade Portuguesa de Autores em 2009 e da sua actualização, em 2017, numa edição da GDA -Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas.

Autor da obra “Os Autores e os seus direitos – contributos e reflexões” editada pela Sociedade Portuguesa de Autores em 2011.

De 2001 a 2007 presidente da Direcção da AGECOP em representação da Sociedade Portuguesa de Autores.

De Junho de 2006 a Abril de 2013 director dos serviços jurídicos da SPA e desde esta data até Abril de 2015 advogado principal.

Nomeado pelo Primeiro Ministro, em 2006, como membro da Comissão de Mediação e Arbitragem, no âmbito da Lei nº 83/2001, em representação dos autores.

Interveniente em centenas de palestras em escolas do ensino secundário, em escolas profissionais e do ensino superior sobre Direito de Autor.

Participante, como formador, em centenas de acções de formação visando a problemática dos Direitos de Autor junto das seguintes entidades:

Escolas da GNR- Guarda Nacional Republicana, em Portalegre, Queluz e Ajuda, Lisboa;

Escola Prática de Polícia, em Torres Novas;

Escola Superior de Polícia, em Lisboa;

Escolas da Polícia Marítima de Alfeite, Alcântara e Matosinhos;

Grupos, Destacamentos e Postos territoriais da GNR de todo o Continente e Arquipélagos da Madeira e Açores,

Divisões e Esquadras da PSP de todo o Continente e Arquipélagos da Madeira e Açores;

Postos da Polícia Marítima

Inspecções Regionais de Lisboa, Porto e Algarve da ASAE e IRAE do Funchal.

Principal orador e formador num Seminário, complementado com formação na área do Direito de Autor, em Dili, Timor-Leste, em Dezembro de 2013. Interveniente num Seminário sobre Direito de Autor, também em Dili, em Setembro de 2014.

Em Julho de 2014 integrou o corpo docente do Curso de Verão organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pela APDI- Associação Portuguesa de Direito Intelectual, sob o tema: “Direito da Propriedade Intelectual: O Estado das Questões.”

Autor do projecto de Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos para Timor-Leste.

Autor dos Estatutos da STA- Sociedade Timorense de Autores e impulsionador da sua formação em Setembro de 2014.

É actualmente membro do Conselho de Justiça da Federação de Andebol de Portugal e presidente do Conselho Jurisdicional da Associação de Atletismo de Lisboa.

António José Lucas Serra Rodrigues


“Ideias inovadoras para o futuro”

Foi jornalista de rádio (Rádio Universitária do Porto, Rádio Renascença, Antena 1, Rádio Nova, Rádio Clube). É atualmente Professora Auxiliar no curso de Ciências da Comunicação: jornalismo, assessoria e Multimédia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Estudou na Escola Superior de Jornalismo do Porto e fez o doutoramento em Estudos de Jornalismo na Universidade do Minho com a dissertação “O áudio no jornalismo radiofónico na internet”.

Áreas de investigação em Estudos de Rádio: rádio, rádio e Internet, história da rádio, rádio jornalismo

Ana Isabel Reis


“Incentivos Públicos à Comunicação Social Privada”

Investigador do projecto Remedia.Lab e doutorando em Ciências da Comunicação na UBI

 Giovanni Ramos


“O Meu Noticiário – As notícias são personalizáveis?”

Subdirector de informação na TSF. Foi jornalista da SIC e da SIC Notícias. É licenciado em Ciências da Comunicação, pela Universidade da Beira Interior, e mestre, também em Ciências da Comunicação, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Foi docente do curso de Comunicação Social e Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria e no curso de jornalismo na ETIC.
Lançou dois livros em co-autoria: Um Mundo Faz de Conta e Improváveis no Sofá

Anselmo Crespo


Experiências no Mundo Lusófono

Em Portugal, fundou a Rádio Mais (1986), e integrou as equipas da Antena 1 e Rádio Comercial (entre 1987 e 2000).
Foi, durante sete anos (2010 a 2017), “pivot” da SuperSport (Joanesburgo, África do Sul), e, até maio de 2019, jornalista da Deutsche Welle (Bona, Alemanha).
Formador e conferencista em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Nova Zelândia, Brasil e em diversos momentos e instituições em Portugal.
Nos Açores, foi assessor do Governo Regional e chefe do Gabinete da Presidência na Câmara Municipal da Madalena do Pico. Colaborou também, ao longo da sua carreira, com a RTP, a Rádio Atlântida, o “Diário dos Açores” e o “Correio da Horta”.
Foi Diretor de Marketing e Comunicação do projeto “World Bike Tour” (Lisboa, Porto, Madrid e São Paulo).
Licenciado em Ciências da Comunicação (UAL) e formado em Jornalismo de Rádio/Animação de Emissão (Cooperativa TSF), investiga na área dos novos “media”.
Trabalhou em reportagem nos seis continentes, e prepara um documentário sobre o naufrágio do navio “Costa Concordia”, na ilha de Giglio, em 2012, que vivenciou como passageiro.
Casado com a Graça (apresentadora de rádio e televisão na RTP Açores), pai do Diogo e da Beatriz, regressou a Portugal em junho de 2019, sendo “âncora” do Canal 11 e narrador na TSF.
Rui Almeida
——————————————————————————————————————————————————–
“A monetização da rádio”
Co-Founder, SVP Strategic Partnerships
Andre Taliercio
——————————————————————————————————————————————————–

“Luxemburgo e a lusofonia: o apelo da proximidade”

Animador e produtor de rádio, ator e formador, diplomado em Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade pela EPCE do Porto.

É portuense e teve a sua estreia no mundo das artes, através do teatro. Do seu curriculum destacam-se 15 anos de ligação a várias rádios portuguesas, entre as quais, a Rádio Lidador, a Rádio Onda Viva, a Rádio Mar, a Rádio 5, a TOP FM, como locutor e repórter.

Foi uma das vozes do “Desporto 2” da RTP onde apresentou magazines de diferentes modalidades desportivas. Em 2013 foi apresentador de um programa na área da Sexologia Clínica na MVM e, em 2014, do magazine “Maia – Cidade Europeia do Desporto 2014” no Porto Canal.

Escreveu dezenas de crónicas para imprensa, ligadas aos media e artes performativas, entre outros para o grupo editorial Zenelly Publishing.

A sua voz está associada a várias marcas multinacionais sendo, por exemplo, a voz do Turismo da Extremadura (Espanha) para o mercado português.

No último ano conduziu os dois prime times da Radio Latina, no Luxemburgo, apresentando e produzindo os programas “Regresso a Casa” (17h/20h) e  “Café da Manhã” (6h/10h). Foi também responsável pelo programa de dance music semanal “Latina Dance”, assim como pela apresentação de vários programas especiais realizados ao vivo.

Atualmente é repórter do magazine televisivo “Hora dos Portugueses”, no Luxemburgo, emitido diariamente na RTP Internacional e RTP Açores. Conduz, também no Grão-Ducado, o único programa em português da Radio ARA: o talk show “A Raiz das Emoções”, com o psicólogo clínico e da saúde Bruno Filipe Silva.

É consultor criativo da Antena Mais, um novo órgão de comunicação social digital luxemburguês, em língua portuguesa, cujo lançamento terá lugar em dezembro de 2019.

Marco António Ribeiro


Ava Player

Foi animador (Rádio Clube de Angra, Rádio Comercial, Super Fm, Top FM, Açores ,Rádio 94FM e 105.4 FM Cascais). É actualmente animador das manhãs da Antena 1 Açores e a voz off da RTP Açores. Utilizador do AVA- Automação de vídeo e audio por mais de 1o anos e actualmente também Beta Tester.

João SaAvedra